De acordo com a Defesa Civil, um ciclone extratropical está causando intensas chuvas e aumentando o risco de enxurradas em Santa Catarina.

  • Foto: Reprodução -

Temperaturas ficam abaixo de 15°C em praticamente todo o Estado na quarta-feira

A partir desta terça-feira (13), Santa Catarina encontra-se em alerta devido à previsão de um ciclone extratropical, o qual resultará em um grande volume de chuvas. A informação foi divulgada pela Defesa Civil, que alerta para o aumento dos níveis dos rios, elevando o risco de inundações pontuais e enxurradas.

As regiões mais propensas a sofrerem com as enxurradas são o Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil, é esperada uma elevação próxima ao nível de atenção na bacia do Rio Negro, no Planalto Norte, na quinta-feira (15). Já o rio Canoinhas encontra-se em nível de alerta para possíveis inundações, principalmente na sexta-feira.

Entre quinta e sexta-feira, prevê-se que os níveis dos Rios Itapocú e Cubatão do Norte, no Litoral Norte, atinjam patamares mais elevados. No Médio Vale, a bacia do Rio Itajaí poderá atingir o nível máximo ao longo da sexta-feira. No Alto Vale, os rios também apresentarão elevação, chegando a níveis de atenção.

Em relação às bacias do litoral catarinense, a Defesa Civil mantém a atenção para inundações e enxurradas em rios menores, como córregos e riachos. A equipe de monitoramento do órgão está acompanhando as situações em todo o estado.

Na quarta-feira (13), as chuvas poderão vir acompanhadas de trovoadas, com uma relativa chance de granizo. Além disso, há um risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, devido ao acumulado de chuva nos últimos dias.

A sensação térmica permanecerá consideravelmente fria durante a maior parte do dia, com temperaturas abaixo de 15°C em praticamente todo o estado, devido à atuação de uma massa de ar polar no sul do Brasil.

Em caso de emergência, é possível contatar a Defesa Civil pelo número 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar pelo 190.


Polícia realiza perícia em um celular para descobrir a motivação por trás do esquartejamento das mulheres encontradas em um cemitério clandestino em Santa Catarina Anterior

Polícia realiza perícia em um celular para descobrir a motivação por trás do esquartejamento das mulheres encontradas em um cemitério clandestino em Santa Catarina

Bolão realizado em Santa Catarina conquistou o prêmio máximo de R$ 4,7 milhões, acumulado ao longo dos últimos dois meses. Próximo

Bolão realizado em Santa Catarina conquistou o prêmio máximo de R$ 4,7 milhões, acumulado ao longo dos últimos dois meses.

Deixe seu comentário